TAG Heuer e a Porsche estabelecem a mais forte parceria entre um fabricante de carros e uma marca de relógios

Movidos por uma história em comum de inovação e automobilismo em sua essência e liderados por famílias visionárias cujos valores de empreendedorismo, precisão e desempenho os impulsionaram para a liderança de suas respectivas indústrias, a TAG Heuer e a Porsche unem agora forças para desvendar uma extensa parceria, que estabelecerá novos padrões para a integração da marca

 

Foto: TAG Heuer x Porsche / Stéphane Aït Ouarab

A fabricante suíça de relógios de luxo TAG Heuer e a fabricante alemã de veículos esportivos Porsche anunciaram sua nova parceria — uma aliança genuína entre duas marcas cujo DNA compartilhado do automobilismo forja uma colaboração profunda e de longo prazo que incluirá desde competições até o desenvolvimento de produtos. Foi revelado um novo relógio como primeira celebração dessas duas marcas icônicas, o TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph.

 

O CEO da TAG Heuer, Frédéric Arnault, afirma que é a hora certa para a parceria de sua marca com  a Porsche: “A TAG Heuer e a Porsche têm uma história e valores em comum, é claro, mas, o mais importante, é compartilharmos uma atitude. Como a Porsche, somos revolucionários natos, sempre em busca do alto desempenho. Com essa aliança, a TAG Heuer e a Porsche se unem finalmente, de forma oficial, após décadas de encontros próximos, e criarão experiências e produtos inigualáveis para clientes e fãs que são apaixonados tanto por nossas marcas, quanto por aquilo que representamos.”

 “A forte amizade entre nossa marca e a TAG Heuer existe há décadas e estou mais do que feliz por estarmos dando agora os próximos passos no contexto de uma parceria estratégica”, afirma Detlev von Platen, Membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing da Porsche AG. “Juntos reunimos o que nossos clientes mais gostam em nós: tradição autêntica, eventos esportivos incríveis, experiências de vida únicas e concretização de sonhos. Ambos nos esforçamos para criar alguns momentos mágicos e únicos para nossas comunidades. Agora, estamos ansiosos por fazer isso juntos.”

Foto: Foto: Edouard Heuer, 1860 / © TAG Heuer e Ferdinand Porsche / © Porsche AG

TAG Heuer e Porsche: duas histórias — uma paixão

A TAG Heuer e a Porsche têm inúmeras coisas em comum, desde suas ricas histórias e reputações pela inovação até tecnologias de vanguarda, uma mentalidade poderosa e independente, e um talento para a excelência em design. E, por mais de meio século, suas histórias se entrelaçaram de formas complexas e intrigantes.

Naturalmente, é possível argumentar que determinadas semelhanças na tradição das duas marcas podem ser traçadas até quando ambas as empresas foram fundadas por empresários autodidatas. Edouard Heuer e Ferdinand Porsche foram visionários e pioneiros, cujas criações mudaram para sempre as áreas de atuação que escolheram. Heuer foi responsável pelo primeiro cronógrafo manufaturado e a Porsche inventou um motor elétrico de cubo de roda. Ambas as conquistas valeram a seus criadores medalhas em feiras mundiais realizadas em Paris, em um intervalo de 11 anos. Heuer foi homenageado em 1889 e a Porsche revelou o primeiro Lohner-Porsche Electromobile, que foi impulsionado por sua inovação, na Exposição de Paris de 1900.

Uma bela amizade começa … e segue florescendo

Os verdadeiros pilares da nova parceria são, contudo, os descendentes dos pais fundadores das marcas. O filho de Ferdinand Porsche, Ferdinand Anton Ernst, também conhecido por Ferry, juntou-se ao escritório de engenharia de automóveis de seu pai em 1931, com 22 anos de idade, e fundou, em 1948, a marca de automóveis que carrega o nome da família. Dentro de alguns anos, o nome Porsche estaria associado ao sucesso na pista de corrida em todo o mundo — incluindo uma vitória da classe na corrida Carrera Panamericana de 1954. Como homenagem à sua participação bem-sucedida, a Porsche designou seu motor mais potente na época como o “Carrera”.

Foto: Jack Heuer, 1961 / © TAG Heuer

O bisneto de Edouard Heuer, Jack, liderou a empresa de sua família por décadas. Em 1963, ele criou o primeiro cronógrafo Heuer Carrera, concebido para que os motoristas olhassem as horas rapidamente no calor do momento.

Esse relógio inovador e os modelos Carrera mais poderosos da Porsche uniram a Porsche e a Heuer — pela primeira vez — no espírito do Carrera (a palavra carrera significa “corrida” em espanhol), que representava a ambição, velocidade e excelência técnica.

 

Jack Heuer também foi responsável pelo Heuer Monaco, o primeiro relógio cronógrafo automático com mostrador quadrado e resistente à água. Seu nome remetia ao Grande Prêmio do Mônaco, assim como ao renomado Rally de Monte Carlo do Principado, o qual a Porsche ganhou por três anos consecutivos, de 1968 a 1970, com seu modelo 911 característico. Assim como o Porsche 911 fizera com os automóveis, com sua caixa distinta, mostrador azul metálico, ponteiro dos segundos vermelho e coroa posicionada no lado esquerdo da caixa, o Heuer Monaco quebrou os códigos de design familiares da relojoaria tradicional.

As inovações do Heuer Monaco tinham tido um custo financeiro significativo e, como alternativa a uma campanha publicitária dispendiosa, Jack Heuer fortaleceu ainda mais a conexão de sua marca com a Porsche, por meio de um patrocínio criativo com o piloto de corrida e concessionário da Porsche, Jo Siffert, natural da cidade suíça de Friburgo. Em 2005, na estreia do filme Jo Siffert: Live Fast – Die Young, Jack Heuer recordou os termos de seu contrato: “Em troca de CHF 25.000, ele colocaria nosso logotipo em seu carro e fato. Além disso, ele poderia adquirir nossos relógios a preços de atacado e voltar a vendê-los a seus amigos de corrida com um lucro considerável, o que ele fez com grande sucesso, pois metade do paddock de F1 estava usando relógios Heuer no final da temporada de 1969!”

 Foi essa conexão que levou Steve McQueen a usar o logotipo Heuer em seu fato de corrida durante  a filmagem de Le Mans, em 1970, na qual ele dirigiu um Porsche 917. Na época, o enigmático ator americano afirmou: “Eu dirijo o mesmo carro que Jo Siffert e quero usar o mesmo fato que ele.”

Foto: Jo Siffert / © TAG Heuer  e  Steve McQueen / © MPTVimages.com

Existia outra conexão importante — e mais formal — entre a Porsche e a Heuer ou, mais precisamente, a TAG Heuer, o nome assumido pela marca de relógios suíça quando foi vendida ao Grupo TAG em meados da década de 1980. Juntas, as marcas desenvolveram e produziram o motor TAG-Porsche, o qual permitiu à equipe McLaren ganhar três títulos mundiais consecutivos de Fórmula 1: um com Niki Lauda, em 1984, e dois com Alain Prost, em 1985 e 1986.

Em 1999, a parceria ficou ainda mais forte, com eventos como as competições Porsche Carrera Cup e Supercup, seguidas do Campeonato Mundial de Resistência — e mais estava ainda por vir. Como parceiro fundador do campeonato de Fórmula E, a TAG Heuer ajudou a elevar o perfil das emocionantes corridas de monolugares em carros elétricos. A Porsche criou sua própria equipe de Fórmula E com a TAG Heuer, sua parceira titular e de cronometragem em 2019, assinalando um ponto de partida para uma colaboração ainda mais poderosa e extensiva. E, em 2021, essa “bela amizade” se tornou uma parceria oficial de marcas, celebrada por um relógio de edição especial que declara orgulhosamente: “Valeu a pena esperar!”

 

Novas parcerias esportivas para 2021 em diante

Juntamente com o TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph, que é apresentado abaixo com um detalhe impressionante, 2021 terá um rico portfólio de projetos comuns, que refletem o compromisso com os esportes de precisão e velocidade que une a TAG Heuer e a Porsche.

Esportes motorizados: continuando o legado

 A conexão forte e duradoura entre a TAG Heuer e a Porsche está alicerçada nos esportes motorizados de classe mundial, por isso, é natural que, nos próximos anos, as competições emocionantes de automobilismo estarão no centro da nova parceria.

A TAG Heuer Porsche Formula E Team fez história em sua temporada de estreia. Ela estabeleceu um marco na abertura, em Diriyah, Arábia Saudita, em novembro de 2019, quando André Lotterer cruzou a linha de chegada em segundo lugar — a primeira vez que uma equipe estreante terminou em um pódio em sua primeira corrida desde a primeira temporada, em 2014/2015. Em seu segundo ano, a TAG Heuer Porsche Formula E Team não continuará somente atraindo novos fãs para um circuito que coloca veículos totalmente elétricos uns contra os outros, como também lutará pelo Campeonato Mundial.

André Lotterer e seu novo colega de equipe, Pascal Wehrlein, estarão atrás do volante do último carro de corrida totalmente elétrico da Porsche, o 99X Electric.

Há muito tempo que a Porsche se distingue em eventos de resistência e, juntamente com a TAG Heuer, sua equipe GT está bem preparada para o próximo Campeonato Mundial de Resistência da FIA. O ano marcante incluirá também parcerias de série em 10 edições da copa monomarca mundial, a Porsche Carrera Cup.

Além das corridas no mundo real, a TAG Heuer também participa de corridas virtuais, apoiando a Porsche TAG Heuer Esports Supercup. Com uma riquíssima tradição compartilhada na pista, a TAG Heuer está naturalmente se tornando a parceira global nos eventos “clássicos” da Porsche, assim como nos ralis.

 

Uma equipe — no campo e na quadra

 Além da ampla parceria nos esportes motorizados e esportes eletrônicos, a TAG Heuer e a Porsche também compartilham uma paixão por dois outros esportes populares, o golfe e o tênis. O golfe tem sido um ponto central dos desenvolvimentos dos relógios TAG Heuer Connected nos últimos anos, com o aplicativo TAG Heuer Golf, oferecendo a melhor experiência da categoria para centenas de milhares de jogadores. A Porsche também está realizando suas próprias atividades de golfe, como a Porsche Golf Cup World Final, e é patrocinadora do Porsche European Open desde 2015, aos quais a TAG Heuer se juntará.

O apoio da Porsche ao tênis inclui seu próprio torneio, o Porsche Tennis  Grand Prix, em Estugarda, do  qual a TAG Heuer será o patrocinador oficial de cronometragem, relógios e cronógrafos vanguardistas, e que apresenta algumas das jogadoras mais talentosas no jogo. Isso surge como continuação natural da já proeminente presença da TAG Heuer nos eventos ATP Next Gen e através de parcerias com uma série de talentos em ascensão. Unir forças nesses esportes foi o próximo passo óbvio para as duas empresas.

Para o competidor que existe dentro de todos nós

A TAG Heuer e a Porsche sabem que seus clientes e fãs não são simplesmente observadores —  eles buscam a emoção cotidiana, ansiando abraçar novos desafios e deixar sua própria marca no mundo. Elas acreditam que objetos concebidos com beleza não devem ser trancados em um cofre ou guardados em uma garagem, mas sim ser usados, postos à prova e desfrutados. É precisamente para esses entusiastas que TAG Heuer e a Porsche criam momentos inesquecíveis, através dos diferentes formatos de experiência Porsche.

Foto: Divulgação

Celebrando uma parceria:

O TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph

 Carrera é um nome icônico que tem sido associado à TAG Heuer e à Porsche por gerações, por isso, foi uma escolha natural para a primeira colaboração criativa de produtos. Uma homenagem à tradição de duas marcas lendárias, dentro e fora da pista, o novo cronógrafo oferece um primeiro vislumbre do que elas podem alcançar juntas.

O TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph é um requintado exemplo de coordenação, cooperação e colaboração. Baseado no design do Carrera Sport Chronograph da TAG Heuer, com sua distinta escala de taquímetro gravada no bezel, ele introduz uma série de características inspiradas na essência do design da Porsche. Uma atraente união de dois ícones de desempenho, qualidade e inovação, esse cronógrafo é a mistura perfeita dos universos Porsche e TAG Heuer, refletindo a excelência dos dois nomes sem diluir a essência de nenhum deles.

A inscrição gravada da Porsche é visível no bezel e seu tipo de letra inconfundível também é      usado para os índices. As cores vermelho, preto e cinza da Porsche — que também aludem aos modelos Heuer históricos — são incorporadas em todo o relógio e o rotor, que foi recriado como homenagem afetuosa ao célebre volante da Porsche, é bem visível através do fundo da caixa de cristal transparente, apresentando as impressões “Porsche” e “TAG Heuer”. O efeito asfáltico do mostrador, criado especialmente para esse relógio, expressa perfeitamente uma paixão pela estrada, enquanto os numerais árabes evocam os números no painel dos luxuosos veículos esportivos da Porsche.

Esse revolucionário relógio é apresentado em uma pulseira suave de couro de bezerro com costura inovadora, que reflete o interior de um Porsche, ou em uma pulseira interlock, refletindo o design aerodinâmico de corrida. No centro desse impressionante relógio está o movimento manufaturado Calibre Heuer 02, desenvolvido internamente, com uma impressionante reserva de marcha de 80 horas. A embreagem vertical do mecanismo do cronógrafo e a roda de coluna demonstram a demanda inflexível das marcas pela precisão absoluta.

Por último, o TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph é um relógio de edição especial e está disponível em uma embalagem personalizada com cores e estilo consistente, contendo o notável relógio dentro. O estojo de relógio preto apresenta os logotipos da TAG Heuer e da Porsche em branco. Dentro da caixa está um estojo de viagem preto de tamanho perfeito com um interior em vermelho, que é inconfundivelmente da Porsche.

A parceria oficial entre a TAG Heuer e a Porsche pode estar agora somente na linha de partida, mas foi construída sobre uma fundação notável — a tradição compartilhada e os interesses comuns de duas das marcas de luxo favoritas e mais dinâmicas do mundo. É uma amizade que reflete os sonhos e aspirações de famílias fundadoras visionárias. É uma verdadeira colaboração desenvolvida ao longo de décadas em algumas das pistas de corrida mais desafiantes do mundo e nos pulsos dos pilotos que foram a própria personificação do lema de Jack Heuer, “O tempo nunca para, por que nós deveríamos parar?”