Houston, temos ketchup! Heinz revela ketchup feito com tomates cultivados em solo análogo ao de Marte

Em uma estreia mundial (e universal), os mestres tomateiros da Heinz e uma equipe do Florida Tech’s Aldrin Space Institute cultivaram tomates Heinz em condições de solo como o de Marte

Foto: HERO EARNED ASSET. Credit – SENT INTO SPACE, HEINZ

A Heinz, fabricante do ketchup mais amado do mundo, anunciou uma ação pioneira para produzir os Tomates Heinz em condições extremas – o resultado foram as primeiras garrafas de Heinz Tomato Ketchup: Marz Edition. A edição traz o tradicional Ketchup Heinz, feito com primeiro tomate, mais cinco ingredientes naturais, mas não como nós o conhecemos – esse ketchup especial foi criado com tomates cultivados em condições extraterrestres – o solo marciano. O projeto, realizado em parceria com cientistas do Instituto Espacial Aldrin, pôde contribuir com a ciência no intuito de cultivar comida fresca e gostosa para as próximas gerações e em outros planetas – e claro, garantir que haja Tomates e o Ketchup Heinz em qualquer lugar que o ser humano esteja no futuro.

Há dois anos, a Heinz e os seus Mestres Tomateiros embarcaram em uma missão para lançar com sucesso a primeira experiência do gênero. Os especialistas, que dominam a análise das condições difíceis do solo, a colheita das sementes perfeitas, e a implementação de técnicas líderes mundiais para as culturas florescerem – um papel cada vez mais importante considerando a degradação do solo que o nosso planeta enfrenta atualmente – passaram por um tipo de desafio muito diferente. O experimento uniu os mestres a um grupo de cientistas líderes no Instituto Espacial Aldrin do Florida Tech, para cultivarem Tomates Heinz de alta qualidade, suficientes para darem vida ao icônico Heinz Tomato Ketchup.

A missão deles: como a Heinz pode assegurar que o seu Ketchup continuará sendo apreciado pelas próximas gerações, não apenas no Planeta Vermelho, mas também aqui na Terra?

O projeto não só permitiu à Heinz cultivar tomates, mas também cultivá-los com as qualidades mais importantes que dão vida ao Ketchup Heinz. O ketchup de Marte foi revelado pela marca nesta semana, quando uma garrafa de edição limitada embarcou num voo espacial para além da atmosfera terrestre, alcançando 37 mil metros de altura e temperaturas de -70°C antes de retornar à Terra.

O lote deste ketchup extraterrestre agora se encontra na sede da Heinz, onde, antes de gerar as garrafas do Ketchup Heinz, o molho experimental foi submetido a rigorosos testes de qualidade até sua importante aprovação de envaze. Esta semana, a equipe que liderou a pesquisa poderá experimentar o sabor do ketchup “Marz Edition”, em uma transmissão ao vivo nas mídias sociais.

“Há muitos fatores importantes que nossos Mestres Tomateiros consideram quando se trata das propriedades certas para o cultivo dos Tomates Heinz em ambientes e solos novos e não ideais – desde a espessura, cor e doçura. Todos estes parâmetros garantem que vamos criar o inconfundível Ketchup Heinz que todos conhecemos e amamos. Cuidar dos solos é uma das nossas principais missões, e vamos levar esses ensinamentos à frente para continuar nossos compromissos no sentido de cultivar sustentavelmente”, diz Cristina Kenz, Chief Growth Officer na Kraft Heinz International Zone.

“Estamos muito entusiasmados pelo nosso time de especialistas ter sido capaz de cultivar o Tomate Heinz em condições desconhecidas de outro planeta e compartilhar a nossa criação com o mundo. Desde as primeiras análises do solo nas condições marcianas há dois anos, até a colheita agora, tem sido uma jornada que provou que, onde quer que os humanos estejam, o Ketchup Heinz ainda será apreciado por muitas gerações futuras”, continuou Cristina.

A equipe do Instituto Espacial Aldrin, liderada pelo Dr. Andrew Palmer, enviou o primeiro de três artigos a uma publicação científica que irá contar sobre a missão, em que começou a testar as sementes em condições não ideais do regolito marciano (solo), e, uma vez aperfeiçoadas, o experimento se tornou um dos maiores projetos de cultivo relacionados a Marte já realizados, e exigiu a criação de um biodome único para imitar as condições no Planeta Vermelho.

Andrew diz: “Até agora, a maioria dos esforços em torno da descoberta de formas de crescimento e cultivo em condições de Marte simuladas são estudos de crescimento de plantas a curto prazo. O que este projeto tem feito é olhar para a colheita de alimentos de longo prazo. Conseguir uma, de qualidade, para gerar o Heinz Tomato Ketchup era um resultado dos sonhos e nós alcançamos. Trabalhar com os Mestres Tomateiros da Heinz nos permitiu ver quais são as possibilidades de produção de alimentos a longo prazo para além da Terra. Há muito o que podemos aprender ao trabalhar com as maiores empresas alimentícias do mundo”.

Acreditem ou não, o Heinz Tomato Ketchup já conseguiu ultrapassar a Terra e entrar no nosso sistema solar, e tem sido apreciado pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) durante muitos anos. Um deles, um antigo astronauta da NASA e professor de engenharia mecânica, Mike Massimino, veterano de dois voos espaciais, e que por quatro vezes realizou missões no espaço, além de ser o primeiro astronauta a tweetar do espaço, é um superfã confesso do Ketchup Heinz.

“No espaço temos um ditado, ‘não se trata da comida, mas do molho’ – podíamos escolher que comida queríamos comer lá em cima, mas muitos dos pratos vinham desidratados e um pouco brandos. Por isso, uma boa dose de ketchup sempre tornava as nossas refeições deliciosas, e foi aí que começou o meu amor pelo Heinz Tomato Ketchup”, conta Mike.

A bordo da ISS e em instalações em todo o mundo, realizam-se inúmeras experiências científicas concebidas para que avancemos em nossa compreensão e possibilidades de explorar o nosso universo, o que, por sua vez, criam soluções para desafios na Terra. “Desde satélites e GPS, que permitiram nos conectar através dos continentes, até sistemas de filtragem e purificação de água concebidos para a ISS, que são agora utilizados para fornecer ajuda a comunidades vítimas de catástrofes, os esforços da exploração espacial têm trazido benefícios incalculáveis para a Terra e a humanidade”, explica Mike.

Para mais informações, acesse os canais oficiais da Heinz.

Sobre a Heinz
Com mais de 150 anos oferecendo alimentos de qualidade, a Heinz está presente em mais de 200 países ao redor do mundo. Além do icônico ketchup – líder de mercado -, seu portfólio inclui outros condimentos, como maionese, mostarda e barbecue, além de molhos de tomate. Em 2015, a marca se tornou parte da Kraft Heinz Company, conglomerado resultante da fusão entre a Heinz Company e a Kraft Foods Group. Uma das maiores empresas alimentícias do mundo, a Kraft Heinz se dedica a produzir alimentos e bebidas de alta qualidade, oferecendo sabor e nutrição à todas as ocasiões.

Sobre o Florida Institute of Technology
A Florida Tech foi fundada em 1958 no início da Corrida Espacial, que iria definir a costa atlântica da Flórida e cativaria a nação. Agora, a principal universidade tecnológica privada do Sudeste, a Florida Tech é uma Tier 1 Best National University in U.S. News & World Report e uma das nove escolas da Flórida elogiadas pelo Fiske Guide to Colleges. A Florida Tech está classificada entre os 5% das 20.000 melhores instituições do mundo no ranking das Universidades Mundiais de 2020-21 e foi nomeada pela Forbes como Top College e Best Value University para 2019. A Florida Tech oferece licenciaturas, mestrados e doutorados em aeronáutica e aviação, engenharia, informática e cibersegurança, negócios, ciência e matemática, psicologia, educação e comunicação. Saiba mais sobre a nossa incansável busca pela grandeza clicando aqui.