Celebrando o Glamour no Futebol Americano: Um olhar sobre o Troféu Vince Lombardi da Tiffany & Co.

Foto: Divulgação

Enquanto os entusiastas de joias em todos os lugares do mundo sonham em desembrulhar a famosa Blue Box da Tiffany & Co., os competidores da NFL esperam um dia colocar as mãos em outra criação icônica da Tiffany: o Troféu Vince Lombardi. Surpreso? Bem, o joalheiro de luxo está no negócio de criar este emblema de conquistas atléticas – assim como quase todos os troféus de campeonatos esportivos importantes – por mais de um século e meio.

Concedido anualmente à equipe vencedora do Super Bowl, o Troféu Vince Lombardi é indiscutivelmente um dos símbolos de excelência esportiva mais reconhecidos do mundo.

Na oficina de utensílios ocos da Tiffany em Cumberland – Rhode Island, ouvires qualificados e fiandeiros de metal, moldam e esculpem meticulosamente o troféu de prata esterlina em uma bola de futebol requintada em tamanho real que fica no topo de uma escultura expandida de três lados. Desenhos delicados e detalhes intrincados também são cuidadosamente inseridos no metal precioso, criando um toque elegante que reproduz maravilhosamente a bola em tamanho regulamentar.

Foto: Divulgação

Confira algumas curiosidades por trás do glamuroso troféu:

– Com 56 cm de altura e cerca de 3kg o troféu é inteiramente confeccionado em prata esterlina;

– São necessários aproximadamente 4 meses para criar e processar o troféu Vince Lombardi;

– É preciso uma temperatura de mais de 530 graus celsius para derreter a prata e iniciar o processo de molde;

– Quatro técnicas de ourivesaria são usadas na criação do troféu: Solda manual, fiação, perseguição e polimento do metal;

– Oscar Ridener, um ex-vice-presidente da Tiffany & Co., esboçou uma versão inicial do prêmio em um guardanapo durante uma reunião com a NFL em 1966;

– 1967 foi o ano em que o primeiro troféu Vince Lombardi foi entregue;

– O troféu foi batizado Vince Lombardi em 1970, em homenagem ao técnico do Green Bay Packers;

– O Super Bowl conta com 55 troféus premiados até o momento;

– Em 2020, mais de 102 milhões de pessoas assistiram ao Super Bowl LV.

 

Sobre a Tiffany & Co.

Em 1837, Charles Lewis Tiffany fundou sua empresa em Nova York, onde sua loja logo foi aclamada como o palácio das jóias por suas pedras preciosas excepcionais. Desde então, a TIFFANY & CO. Tornou-se sinônimo de elegância, design inovador, artesanato fino e excelência criativa. Durante o século XX, sua fama prosperou em todo o mundo com expansão da rede de lojas e relevância cultural contínua, como exemplificado pelo café da manhã de Tumanany, de Truman Capote, e pelo filme estrelado por Audrey Hepburn.

Hoje, com mais de 14.000 funcionários, a TIFFANY & CO. E suas subsidiárias projetam, fabricam e comercializam joias, relógios e acessórios de luxo – incluindo mais de 5.000 artesãos qualificados que cortam diamantes e joias artesanais nas oficinas da empresa, cumprindo seu compromisso com a qualidade superlativa .

A Companhia opera mais de 300 lojas de varejo TIFFANY & CO. Em todo o mundo como parte de sua abordagem omnicanal. Para saber mais sobre a TIFFANY & CO., Bem como seu compromisso com a sustentabilidade, visite tiffany.com