YES WE COOK: Trancoso, o ano inteiro

Por Cecília Padilha

O quadrado nunca foi tão redondo. O badalado quarteirão, repleto de lojas de grife e restaurantes de alta gastronomia, está mais em alta do que nunca. Em um cenário com grande parte das fronteiras fechadas, inúmeras restrições e incertezas às viagens internacionais, o turismo nacional, por outro lado, foi enaltecido. A grande maioria das viagens de férias ao exterior foram substituídas por destinos locais e Trancoso certamente foi um dos mais procurados: por sua beleza natural, hospitalidade e claro, sua infra-estrutura com diversas opções de villas e casas privativas que permitem um isolamento paradisíaco.

Um bom exemplo da hospitalidade de alto padrão de Trancoso é o hotel Estrela d’Água que completou 21 anos de existência, sendo considerado um dos endereços mais descolados da cidade e de todo o sul da Bahia. Com 23 mil m2, são localizados na Praia dos Nativos, uma praia de areia dourada banhada por um oceano esmeralda, e cercada pela exuberante Mata Atlântica. Conta com 28 charmosas e confortáveis suítes, sendo 20 delas com varanda ou jardim privativo e 8 bangalôs com pelo menos 120 m², jardim, piscina privativa ou jacuzzi e pergolado com rede, que garante absoluta privacidade.  É um refúgio ideal para quem procura conforto e tranquilidade no melhor estilo pé na areia. Com foco na qualidade dos serviços e atendimento, a pousada oferece uma experiência única de hospedagem em sua proposta ‘rústico chic’ de receber. Com um padrão de excelência, também possuem sua própria horta orgânica. Eles acreditam que o grande diferencial seja o atendimento afetuoso. Por isso prezam muito pelo treinamento de seus funcionários e por sua qualidade de vida. Como seu staff possui um plano de carreira e boa qualidade de vida, isso acaba refletindo no serviço aos seus hóspedes.

O hotel também possui três restaurantes: Bar da Costa com drinks à beira da piscina, Aldeia de São João com pratos mais elaborados da gastronomia local e um Sushi Bar. O menu oferece opções para todos os gostos, desde cozinha internacional até o melhor da culinária contemporânea da Bahia. Vale jantar sob a luz das estrelas e o barulho do mar como trilha de fundo. Em dezembro, inovaram criando o restaurante Playa, o primeiro restaurante noturno na praia de lá com um cardápio enxuto, a fim de oferecer o que há disponível de melhor, com apenas três opções de peixes e frutos do mar e três opções de carnes além de um varal para acompanhamentos defumados saindo da parrilla. O restaurante é sazonal e funcionará no verão, permanecendo aberto até março de 2021.

Outras opções de hospedagem que não ficam atrás no quesito conforto é o Etnia Casa Hotel, referência em hospitalidade de alto padrão desde 2001 e o Uxua Casa Hotel & SPA, que também proporciona momentos inesquecíveis aos seus hóspedes com villas de diversos tamanhos que no passado já foram casas de pescadores.

Mas mesmo fora de temporada, as fantásticas opções gastronômicas por Trancoso são inúmeras: Restaurante Capim Santo assinado pela chef Morena Leite, Restaurante El Gordo , dentre outros. Trancoso o ano inteiro, com certeza!