Unikee Travel: Novo destino garante diversão, gastronomia e muito vento para prática de kitesurf: Conheça Fortim, na costa leste do Ceará

Por Unikee Travel Experiences

O litoral cearense reserva boas surpresas como é o caso de Fortim, bem próximo a Canoa Quebrada e que exibe uma natureza intocável. As belas praias e os rios de água salgada que encontram o mar, fazem parte desse cenário único com beleza estonteante. Ventos constantes para a prática de stand-up paddle e kitesurf e temperaturas que permanecem acima dos 28 graus, fazem do clima, perfeito para relaxar. Para se conectar ainda mais com os prazeres da vida, no centro do Pontal do Maceió, há uma praça principal, charmosa e recém revitalizada, que abriga restaurantes típicos, hamburgueria, pizzaria & parilla, bares, além da nova patisserie, a Zeste Pontal, servindo deliciosas receitas de doces e salgados franceses. Já, para se divertir, os passeios de bug e quadriciclos são os mais indicados para explorar a região, e também há opções de passeios de barco, lancha, jangada e a cavalo, onde é possível conhecer praias semi desertas e as famosas falésias.

Jaguaribe Lodge & Kite

O Jaguaribe Lodge & Kite é um hotel com projeto arquitetônico único, que transformou o turismo da “Rota das Falésias”, ou da Costa do Sol Nascente, como é conhecida entre os cearenses. Com apenas 22 bangalôs, todos com vista para o mar e construídos sobre palafitas para que a vegetação local e as dunas permanecessem intocadas, o hotel oferece uma experiência ímpar de privacidade, ecoturismo, sustentabilidade e esporte. O local foi idealizado pelos empresários franceses Jean-Michel e Celian Chaufour, que se encantaram pela beleza do município e enxergaram o potencial turístico do jovem município de Fortim. Projetado para manter a cultura local sempre presente e a natureza preservada, a estrutura do Jaguaribe Lodge & Kite é feita em madeira reflorestada com cobertura de palhas de carnaúba, árvore típica da região.

Sustentabilidade e legado para comunidade

A chegada do Jaguaribe em 2017 passou a mudar o cenário de Fortim. Com uma proposta voltada ao turismo sustentável, toda estrutura do hotel foi desenvolvida com madeira reflorestada para melhor aproveitamento da ventilação natural, sem a necessidade de ar-condicionado, o que mostra a consciência em preservar os recursos da natureza sem gastos de energia. Sua construção sobre palafitas é feita de modo à não atrapalhar o movimento das dunas, além do reuso de água para regar as plantas, reforçando o compromisso do local com a sustentabilidade, que também é refletida na geração de empregos diretos e indiretos, na capacitação de mão de obra e incentivo a arquitetura e artesanato local.

Facilidades e segurança

O Jaguaribe Lodge & Kite conta com inúmeras facilidades estabelecidas pelo próprio hotel. O local é ponto de partida de algumas atividades como traslados através de carros executivos, helicópteros ou jatos privados, e passeios a cavalo, de bug e quadriciclos ou de barco pelo Rio Jaguaribe. Além disso, o destino possui, ainda, a La Boulangerie, que trouxe para a costa leste do Ceará, a referência do que há de melhor em panificação francesa. Fabricados dentro do Jaguaribe com a tradicional técnica levain, a padaria detém de uma ampla variedade de estilo como baguette, ciabatta, brioche, Pain de Campagne e deliciosos croissants e Pain au Chocolat.

Para que os hóspedes se sintam ainda mais acolhidos, o hotel dispõe de um restaurante com vista para o mar, um bar em frente às acrobacias dos kite surfistas profissionais, um spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza e espaço de ioga, além de uma piscina semiolímpica com bar e muitas áreas de descanso. Na segurança contra a pandemia, o Jaguaribe Lodge & Kite está seguindo todos os protocolos de higienização para garantir a saúde de funcionários e hóspedes: medição diária da temperatura dos funcionários; utilização de máscaras e EPIS de acordo com suas funções; reforço na higienização dos quartos e áreas comuns com álcool 70%; limpeza das acomodações com tecnologia de luzes UV e sanitização a base de ozônio; intervalo maior entre as reservas para chegadas e saídas seguras dos hóspedes; álcool gel distribuídos em pontos estratégicos por todo o hotel; áreas comuns, bar e restaurantes adaptados em um novo layout com menus em QR Code; comunicação com recepção via Whatsapp; e check-in e check-out totalmente online.

Vila Selvagem

Com localização estratégica em uma área de 20.000 m², o hotel Vila Selvagem se tornou um oásis de paz e tranquilidade, atrelado a sua conceituada hospitalidade e bom gosto refletido em obras de arte de artistas nacionais e internacionais. Em agosto de 2020, o local retomou as suas atividades após uma grande reforma e período de quarentena, resultando em grandes novidades. Rodeados pelo belo jardim e duas majestosas piscinas, os 28 bangalôs e apartamentos passaram por uma modernização. Muito mais arejados e intimistas, as acomodações ganharam nova decoração e obras de arte.

Experiências Vila Selvagem

O tradicional Bar Gustavo, nome de um personagem presente nas obras de arte do famoso pintor argentino Antônio Seguí, que já possuía uma atmosfera moderna e romântica, passou por uma grande reformulação. Novas artes e acessórios feitos por artesãos regionais foram adicionados ao belo salão, feito de piso em madeira reflorestada, bancos em cimento com almofadas convidativas, que tornaram o ambiente ainda mais intimista. O Restaurante Vila Selvagem também ganhou novos ares, se tornando mais amplo e arejado. O local também recebeu um moderno Beach Bar Lounge, localizado na praia e com acesso ao restaurante, oferecendo mais uma opção de entretenimento na charmosa praia de Pontal do Maceió.

Com Fortim e a charmosa vila de Pontal do Maceió entrando na rota do kitesurf nacional, graças aos bons ventos e ondas perfeitas para velejar, o hotel inaugura um novo Kite Point, aproveitando a melhor temporada de ventos na região. Para a adrenalina do hóspede, o Kite Point Vila Selvagem chega como uma excelente oportunidade para velejar e aprimorar as técnicas no esporte sob o olhar atento de kitesurfistas experientes. Assim como o Jaguaribe Lodge & Kite, o Vila Selvagem adotou novos protocolos de segurança e saúde, assegurando que hóspedes e colaboradores estejam em um ambiente limpo e devidamente higienizado.