Panettone Felice e Maria recupera a originalidade da tradição natalina

Com assinatura de Massimo Ferrari, pão doce italiano já pode ser encomendado e adquirido no club gourmet do respeitado restauranter, em São Paulo

Foto: Divulgação

No momento em que a indústria da panificação corre para lançar variações cada vez mais distantes da tradição natalina, o restauranter Massimo Ferrari segue acreditando na originalidade da receita desenvolvida por sua mãe, que resgata o sabor do verdadeiro panettone italiano. A aposta, que em 2019 se provou acertada (toda a produção se esgotou bem antes do Natal), reflete o crescente interesse dos consumidores por produtos de origem artesanal oferecidos por comerciantes locais.

Foto: Divulgação

Levando apenas frutas cristalizadas e uma crosta açucarada de amêndoas – e nada de chocolate ou outras invencionices alheias à receita clássica -, o panettone Felice e Maria é fermentado naturalmente e conserva uma umidade que o diferencia dos outros produtos à venda no mercado. Massimo destaca que os segredos de sua mãe são mantidos no panettone, que recebe uma atenção especial quanto à forma como cresce no forno.

Para garantir qualidade, a produção seguirá limitando-se a um número reduzido de unidades, vendidas apenas no club gourmet Felice e Maria. Para evitar que o produto se esgote logo, como ocorreu em 2019, o lote deste ano é um pouco maior do que o ofertado no ano passado.

O panettone Felice e Maria tem 1kg, é vendido em uma embalagem clássica e pode acompanhar um pequeno boneco artesanal de Papai Noel, alegria de crianças e adultos. O produto leva os nomes dos pais de Massimo, em uma homenagem à Maria e a Felice, imigrantes italianos que sempre deliciaram os amigos e clientes com um panettone exclusivo e com legítimo sabor de infância na Itália.

A origem

Muita gente gosta de panettone, entretanto poucos conhecem sua origem. Há diferentes versões, dentre as quais pontua como a mais próxima da verdade a que conta um caso de paixão à primeira vista.

No século 15, na cidade de Milão, noroeste da Itália, um jovem de uma família nobre enamorou-se por uma plebeia, filha de um modesto padeiro. O pai da moça, temendo que a filha passasse decepções, foi contra a relação entre os dois.

O rapaz, determinado a conquistar sua amada, disfarçou-se de aprendiz de padeiro e conseguiu um emprego com o pai dela. Tão logo aprendeu o ofício, resolveu criar um pão especial, diferente, capaz de impressionar o patrão. Foi assim que desenvolveu um processo de fermentação diferente, colocou na massa frutas e deu ao novo produto um formato de cúpula de uma catedral.

Um sucesso! Para conquistar definitivamente o futuro sogro, o jovem padeiro deixou que todos acreditassem que o novo e delicioso pão doce era uma invenção do Sr. Toni, pai da moça. Não demorou para toda a cidade fazer fila na padaria buscando o “pane del Toni”, que mais tarde se popularizou sob a denominação de “panettone”.

O rapaz e a moça não apenas se casaram, como seu amor eternizou-se e se espalhou pelo mundo levando sabor ao Natal de milhões de pessoas.

Felice e Maria per Massimo Ferrari

Inaugurado por Massimo em 2016, a rotisserie Felice e Maria incorpora, em sua breve história, mais de 60 anos de tradição da culinária italiana em São Paulo.

Localizada na Vila Olímpia, a casa possui um salão subterrâneo, organizado em torno de uma cozinha equipada com tecnologia de ponta e com exclusivos 40 lugares, no qual são servidos pratos tradicionais com o cuidado e o toque autoral característicos de Massimo. É o caso da massa fresca preparada na chitarra (equipamento de madeira e fios de metal para cortar macarrão), da lasanha gratinada ferrarese com ragu de carne bovina e vitela, e do delicioso tiramisù (o clássico!). No térreo, os comensais podem confraternizar em uma das mais completas bibliotecas gastronômicas do Brasil, na qual Massimo guarda os mais de 16 mil livros e revistas de todo o mundo que colecionou em décadas de dedicação à boa mesa.

“O Felice e Maria é um ninho de gastronomia pura, de respeito às raízes, à família e à tradição”, resume Massimo.

Além da produção de massas, assados e sobremesas sob encomenda, sempre ao gosto do cliente, a casa especializou-se na realização de cafés da manhã, almoços e jantares feitos sob medida para grupos de 20 a 40 pessoas, incluindo comemorações de aniversários, reuniões de trabalho e confraternizações empresariais, lançamentos de produtos, entregas de prêmios e outros eventos exclusivos e com menu personalizado.

Aos domingos, os interessados podem desfrutar de um almoço completo e viver uma experiência única, com antepasto, entrada, prato principal e sobremesa. Mas, como são apenas 40 lugares, é necessário reservar com antecedência!

ONDE ENCONTRAR
Felice e Maria
Rua Helion Póvoa, 45/65 – Vila Olímpia – São Paulo.SP
Tel.: (11) 3849-2504
Site: www.felicemaria.com.br
Instagram: felicemariagastronomia

INFORMAÇÕES DO PRODUTO
Panettone de 1 kg clássico, com cobertura de amêndoas – R$ 148,00.
Com o mini Papai Noel, R$ 168,00.