O Natal Luz de Gramado

por Cecília Padilha

Tudo começou em 1986, quando Luciano Peccin, então secretário de turismo de Gramado, cria o primeiro Natal Luz. Com a intenção de movimentar uma época do ano considerada de baixa temporada por ser verão. Afinal, o inverno que foi o grande atrativo aos que viajam à região sul do Brasil.

A ideia inicial foi despretensiosa: venderam iluminação e sons natalinos para todas as casas (que prontamente se interessaram em comprar) e convocaram corais das cidades vizinhas (afinal, na época eram poucos os habitantes da cidade) para um grande concerto de cerca com 650 pessoas. Ofereciam em troca um jantar aos participantes. E no grande dia receberam 4 vezes o número de pessoas esperado: eram as famílias dos cantores que foram assistir o grande momento. Porém choveu, o que poderia ter colocado por água abaixo a ideia tão promissora. E nesse mesmo dia, os mesmos cantores já foram novamente convocados para mais uma noite como aquela, e todos prontamente aceitaram. E assim foi surgindo o Natal Luz de Gramado que ano após ano foi crescendo e tomando proporções não imaginadas no projeto inicial.

A idéia sempre foi trazer à cidade o que há de melhor pelo mundo afora no assunto: a magia dos shows de parques americanos, o charme dos mercados de Natal europeus, como os da Alemanha e da Áustria, e o aconchego de Bariloche. Bariloche aliás foi a fonte de inspiração para o Hotel Casa da Montanha, criado pelo sogro de Luciano e inspirado no icônico Hotel Llao Llao. Ano após ano, o Casa da Montanha se reinventa e mesmo com estilo clássico, não se mantém parado no tempo: cada nova hospedagem por lá é uma grata surpresa. Do inesquecível restaurante Caceria, especializado em carnes de caça e exóticas como jacaré, coelho, cordeiro, pato, faisão, codorna e javali, até às experiências para crianças e adultos que oferecem.

Para as crianças inclusive criaram recentemente o “Um Sonho de Criança”, onde os pequenos vivem momentos de diversão do início ao fim da estadia. Ao chegar no quarto, encontram uma cabana (que será sua cama nos próximos dias), com muitas guloseimas, sua foto pendurada, uma mochila com ferramentas de desbravadores como lanterna, bloco de anotações e lupa, e o mistério que precisarão desvendar com os recreadores do hotel: o “Mistério do Tulipito Dourado”. A atividade é então agendada com os recreadores que buscam o tesouro com os pequenos, explorando todo o hotel. Ao final, uma surpresa os espera dentro das suas cabanas: um Tulipito (mascote do hotel) de pelúcia. Inesquecível do início ao fim!

O hotel com estilo alpino e peças de decoração garimpadas pelo mundo inteiro é localizado bem no centro de Gramado. E também é o único com espetáculos autênticos de Natal em 2020. Desde escritório de Papai Noel, em que as crianças podem escrever suas cartinhas e entregá-las pessoalmente ao bom velhinho (e claro, receber um pirulito), até shows performáticos durante o café da manhã. Em dias alternados durante essa refeição, podemos ter papai Noel e sua ajudante comendo na mesa ao lado (seguido por um show musical), ou ter momentos de fantasia com os simpáticos “Boticários da Montanha” (seres fantasiados que após uma performance passam pelas mesas conversando com os comensais) ou mesmo a “Banda do Noel” que com instrumentos musicais e junto com seus ajudantes, promovem uma apresentação cheia de energia. Não há serviço de buffet e todo café da manhã (que incluem itens como charcutarria e queijos locais, cucas, ovos, pães, frutas e sucos variados) é pedido a la carte, de uma relação enviada ao whatsapp de todos os hóspedes como protocolo de segurança. Outro atrativo às crianças no hotel é também o “Conto de Natal”, um momento noturno em que as crianças de pijamas se reunem em diversos colchões espalhados pelo auditório e escutam variadas histórias antes de irem dormir.

Devido à pandemia todos os eventos com venda ingresso e gratuitos foram cancelados para evitar aglomerações como o tradicional “Nativitaten” (show de luzes e orquestra natalina dentro do lago, com variados personagens) e a iluminada parada de Natal pelas ruas. Por outro lado, a decoração da cidade permanece caprichada como nos demais anos. Uma opção aos turistas para algo performático pela cidade é a atração Bustour Ilumination Show criado pela Brocker Turismo, que leva passageiros em um ônibus com teto conversível para observar as luzes da cidade e show com papai Noel e outros personagens no trajeto entre Gramado e Canela.

E chocolate, não deixe de comer muito chocolate, das muitas e muitas lojas espalhadas por toda cidade, também inspiradas na cidade de Bariloche. É indispensável enquanto por lá!

 

Casa da Montanha Hotel – Av. Borges de Medeiros, 3166 – Centro, Gramado – www.casadamontanha.com.br

Brocker Turismo – www.brockerturismo.com.br