Invista na sua pele nesse inverno: os melhores protocolos para a estação

Coluna por Dra. Thaissa Penteado

Você sabe quais danos o inverno pode causar à sua pele? Em resumo, a estação mais fria do ano pode dar origem ao ressecamento da derme, uma vez que a umidade baixa do ar e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal, além dos banhos quentes, os quais, podem provocar uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. E, ainda, durante esse período, é comum o aparecimento de doenças como psoríase, dermatite seborreica, alergias e rosácea.  Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais profundas, investir em uma alimentação saudável e realizar protocolos dermatológicos indicados para a temporada – já que requerem a proteção contra a luz solar. Veja minhas recomendações e os melhores tratamentos. Mas é importante não descartar uma visita pessoalmente na sua dermatologista.

Peeling

Os peelings são procedimentos estéticos que proporcionam a renovação celular por meio da descamação controlada da pele. Através desse processo, a superfície danificada da pele é rejuvenescida e ocorre um aumento na produção de colágeno. Entretanto, para uma ótima recuperação pós-tratamento com resultados mais expressivos, é necessário redobrar a proteção contra o sol. E é por isso, que o inverno é a temporada perfeita para o tratamento, já que a incidência solar é menor.

 

Depilação a laser

A estação é a melhor época para investir nos procedimentos de depilação a laser. Isso porque, normalmente, a pele não está bronzeada. Dessa maneira, o laser identifica a raiz do pelo com mais assertividade, removendo completamente os pelos e evitando possíveis manchas. Essa técnica de remoção progressiva e duradoura, é feita através da energia luminosa do laser sobre os pelos a serem eliminados. O tempo da aplicação varia conforme a área tratada e a depilação não costuma ser dolorosa. Além disso, iniciando o procedimento no inverno, os pacientes ficam praticamente livres dos pelos no verão, o que garante mais conforto e bem-estar às visitas a piscinas e praias.

 

Luz Intensa Pulsada

Outro excelente tratamento para quem deseja dar um glow up na pele durante o inverno, é a Luz Intensa Pulsada. O protocolo é uma ótima opção para quem deseja corrigir lesões faciais e corporais decorrentes do fotoenvelhecimento, como rugas finas, manchas no dorso das mãos, vasos faciais muito finos, rosácea, manchas solares, mudanças de textura da pele, olheiras, poiquilodermia e outros. O aparelho usa uma tecnologia que emite uma luz que não é um laser, e atinge vários tipos de alvos como a melanina (sardas e melanoses solares), vasos sanguíneos (face e colo) e até mesmo permite estimular a produção de colágeno (flacidez e rugas).