Iguatemi no SP-Foto Viewing Room 2020

Feira será realizada em formato digital de 23 a 29 de novembro

 

Fotos: Sophia de Mello Breyner, 1949/1952, de Fernando Lemos (Utópica Photography) | Mahnilei, 2016, de Salimah Mahnilei (MFON) 

 

Iguatemi Empresa de Shopping Centers, incentivadora da arte e da cultura, tem o prazer de apoiar e patrocinar o SP-Foto Viewing Room. Após o sucesso da primeira edição do SP-Arte Viewing Room no mês de agosto, que reuniu em um único ambiente digital mais de 56 mil visitantes únicos de diversas regiões e nacionalidades, a nova feira online apresenta ao público um recorte da fotografia e videoarte brasileira entre os dias 23 e 29 de novembro no site https://www.sp-arte.com .

O evento conta com uma seleção minuciosa de casas nacionais e estrangeiras como Almeida e Dale (São Paulo), Artespacio (Chile), Millan (São Paulo), Central (São Paulo), Galeria Kogan Amaro (São Paulo e Zurique), Ginsberg (Peru), Isabel Amado Fotografias (Rio de Janeiro), Luciana Brito Galeria (São Paulo), Galeria Mário Cohen (São Paulo), Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro) e Utópica Photography (São Paulo).

Entre os projetos independentes, estão a 01.01 Art Platform (São Paulo) e Levante Nacional Trovoa (São Paulo), além do estreante internacional, MFON: Women Photographers of the African Diaspora (Nova York), coletivo responsável por representar a voz de mulheres afrodescendentes, a Piscina Art (São Paulo), plataforma brasileira com foco em artistas mulheres e o Centro Cultural Veras (Florianópolis), um espaço múltiplo e transdisciplinar que promoverá encontros entre arte contemporânea e yoga. Ainda marcam presença instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo), que comemora os 20 anos de seu Clube de Colecionadores de Fotografia, o Instituto Mário Cravo Neto (Salvador) e a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), bem como as editoras Fotô Editorial, Lovely House e Terra Virgem Edições .

“Cada edição da SP-Foto é única, singular. Buscamos sempre renovar a experiência com o público por meio de diferentes iniciativas onde a fotografia ocupa posição central. Para esta edição em formato digital, que acontece após o sucesso do SP-Arte Viewing Room, que alcançou mais de 56 mil visitantes, traremos conteúdos e projetos expositivos diversos sobre a produção fotográfica moderna e contemporânea”, diz Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Foto. “A fotografia brasileira ocupa uma importante posição no circuito internacional. A cada edição, promovemos um encontro de gerações entre artistas e galerias já consolidadas no circuito a jovens expositores e artistas que estão florescendo agora, são apostas, nomes que acreditamos que vão ascender cada vez mais, a exemplo de casas como a HOA e o Projeto Vênus, e projetos independentes como a 01.01 Art Platform e o Levante Nacional Trovoa”, afirma.

Na página de cada galeria, o visitante poderá percorrer um projeto expositivo com até 20 obras de um ou mais artistas. Cada exposição é enriquecida por conteúdos em forma de textos, vídeos e áudios a fim de propiciar uma narrativa única e uma experiência imersiva. Caso haja o interesse por algum trabalho disponível no site, basta o visitante clicar em “Contactar galeria” para que seja iniciada uma conversa com representantes da galeria por meio de um chat da plataforma, Whatsapp ou e-mail.

A fim de estreitar os laços entre as obras expostas e os visitantes, o evento promove também uma programação ampla e gratuita com curadores, fotógrafos e outros especialistas em atividades como visitas guiadas e o ciclo de debates e palestras, o Talks, que retorna ao evento agora em formato online.

Confira a lista completa (em ordem alfabética) de expositores:

01.01 Art Platform (São Paulo)

Associação Brasileira de Arte Contemporânea ABACT (São Paulo)

Almeida e Dale (São Paulo)

Almeida e Dale Modernos (São Paulo)

AM Galeria de Arte (São Paulo)

Andrea Rehder Arte Contemporânea (São Paulo)

Arte 57 (São Paulo)

Arte Hall (São Paulo)

Artespacio (Santiago)

Babel (São Paulo e Nova York)

Bianca Boeckel (São Paulo)

Bolsa de Arte (São Paulo)

Carcará Photo Art (São Paulo)

Casa Rosa Amarela (São Paulo)

Cassia Bomeny Galeria (Rio de Janeiro)

Celma Albuquerque (Belo Horizonte)

Central Galeria (São Paulo)

Centro Cultural Veras (Florianópolis)

Dan Contemporânea (São Paulo)

Documenta Pantanal (São Paulo)

Fólio (São Paulo)

Fotô Editorial (São Paulo)

Galeria Arte Formatto (São Paulo)

Galeria Aura (São Paulo)

Galeria da Gávea (Rio de Janeiro)

Galeria de Arte Mamute (Porto Alegre)

Galeria Frente (São Paulo)

Galeria Karla Osório (Brasília)

Galeria Kogan Amaro (São Paulo e Zurique)
Galeria Lume (São Paulo)

Galeria Mario Cohen (São Paulo)

Galeria Murilo Castro (Belo Horizonte)

Ginsberg (Lima)

HOA (São Paulo)

Instituto Mario Cravo Neto (Salvador)

Isabel Amado (Rio de Janeiro) + Luciana Brito (São Paulo)

Lovely House (São Paulo)

MaPa (São Paulo)

MFONwomen (Nova York)

Millan (São Paulo)

Museu de Arte Moderna de São Paulo (São Paulo)

Nacional Trovoa (Coletivo) (São Paulo)

Paulo Darzé Galeria de Arte (Bahia)

Pinakotheke (São Paulo)

Piscina (São Paulo)

Projeto Vênus (São Paulo)

Referência (Brasília)

Sérgio Gonçalves Galeria (São Paulo)

Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro)

Simone Cadinelli (Rio de Janeiro)
TASCHEN (São Paulo)

Terra Virgem Edições (São Paulo)

Utópica (São Paulo)

Verve (São Paulo)

Zilda Fraletti (Paraná)

Zipper Galeria (São Paulo)

Serviço:
SP-Foto Viewing Room
Período: 23 a 29 de novembro
www.sp-arte.com