Chega à Campinas a Endoclínica, Centro Especializado em Cirurgia Endoscópica da Coluna

Foto: Endoclínica chega à Campinas

A Endoclínica, Centro Especializado em Cirurgia Endoscópica da Coluna, chega à Campinas trazendo o que há de mais inovador para o tratamento das doenças que afetam a coluna vertebral. Atuando na região metropolitana de Campinas há 11 anos e há 7 anos, no Instituto Wilson Mello – centro de saúde interdisciplinar, que oferece solução completa para o aparelho locomotor envolvendo consulta e diagnóstico, intervenção, reabilitação e condicionamento físico –, Dr. Rafael Barreto com apoio do Dr. Wilson Mello, viu uma oportunidade em meio à crise pandêmica da Covid 19, para dar vida ao seu sonho de criar um centro voltado ao tratamento endoscópico das doenças da coluna vertebral, dentro do próprio complexo do Instituto. “Não somos apenas um centro de cirurgia, somos uma clínica especializada em tratamentos de doenças da coluna, com ênfase no paciente. Cada pessoa tem suas necessidades e será cuidada de forma individualizada de acordo com elas”, elucida Dr. Barreto, um dos idealizadores do projeto.

Em parceria com seus colegas José Carlos Barbi e Alexandre Jaccard, Dr. Rafael Barreto explica que uma das características mais marcantes da medicina é seguir avançando a partir de pesquisas e procedimentos que beneficiam o paciente e, na Endoclínica, não será diferente. “A cirurgia endoscópica é um procedimento minimamente invasivo, realizado em caráter ambulatorial para tratar inúmeros problemas na coluna tais como, hérnia discal, estenose espinal e cistos articulares. Nós da Endoclínica, nos dedicamos ao aperfeiçoamento desta técnica de cirurgia, por conta do fator benéfico que esses procedimentos trazem no tratamento de diversas patologias da coluna”, diz ele e, ainda, esclarece que, “os procedimentos minimamente invasivos, foram desenvolvidos com o objetivo de gerar menos agressão ao corpo, não só as incisões na pele são menores, mas, também, todos os tecidos ao redor do local a ser tratado podem sofrer menor dano. Portanto, representa um ganho muito significativo na recuperação do paciente com menos tempo de hospitalização, menor risco de complicações e retorno precoce às atividades diárias e ao esporte”, comenta.

A Endoclinica oferece ao paciente, acesso aos tratamentos mais modernos para as doenças da coluna vertebral, onde, além de toda expertise da equipe, destaca-se a utilização do SpineData, um software baseado em algoritmos, o qual, auxilia os médicos e fisioterapeutas na tomada de decisão clínica. “Colaboramos com o desenvolvimento do SpineData para tornar cada tratamento ainda mais individualizado, para não ter, em termos gerais, uma ‘receita de bolo’ à cada doença. Ou seja, cada pessoa terá seu cuidado direcionado conforme sua necessidade”, finaliza Dr. Barreto.

 

Sobre Dr. Rafael Barreto

Referência em cirurgia da coluna e técnicas minimamente invasivas, Dr. Rafael Barreto formou-se médico pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, tendo realizado sua residência em Ortopedia e Traumatologia no Centro Médico de Campinas. Fez especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; Especialização em Deformidades da Coluna Vertebral no Grupo de Escoliose da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD-SP); Pós-graduação em Terapia e Tratamento da Dor pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Em Serviços de excelência de Cirurgia da Coluna na França, Alemanha e Coreia do Sul, aperfeiçoou-se em técnicas minimamente invasivas para cirurgia da coluna vertebral.  Desde 2012 se dedica a técnica de endoscopia da coluna, tendo visitado diversos países, ministrado cursos e assessorias. Atualmente é Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Renascença Campinas, Coordenador do Estágio em cirurgia da Coluna do Centro Médico de Campinas/Puc Campinas, credenciado pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e assistente da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia do Centro Médico de Campinas, atendendo pacientes na RMC e em São Paulo.

 

Instituto Wilson Mello

O Instituto Wilson Mello, liderado pelo Dr. Wilson Mello, é um centro de saúde interdisciplinar que dispõe de solução completa para o aparelho locomotor envolvendo consulta e diagnóstico, intervenção, reabilitação e condicionamento físico. Instalado em uma área de 1.200m² no Centro Empresarial Praça Capital, em Campinas, há 11 anos realiza atendimentos à clientes da RMC e congrega profissionais altamente qualificados e tecnologia de última geração.