Celulite: Conheça quais são as causas e como tratar

Por Dra. Thaissa Penteado

Foto: Dra. Thaissa Penteado, associada da SBD CRM 120.792 – RQE 34115

Um dos fatores da pele que mais desagrada as mulheres e até homens é a celulite. Muitas pacientes desejam um tratamento ou dermocosméticos para reduzir o aspecto ondulado que se forma em regiões como coxas, quadris, nádegas e barriga, mas, para isso, é importante a orientação de um médico dermatologista para alcançar o resultado desejado.

Conhecida cientificamente como Lipodistrofia Ginóide (LDG), a celulite é uma inflamação do tecido celular causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células que causam a sua aparência externa. O surgimento da celulite é difícil de rastrear, uma vez que as causas dependem de diversos fatores, como: sexo; herança genética; etnia; biótipo; distribuição de gordura e peso; nível da flacidez cutânea; sedentarismo; alterações circulatórias; problemas hormonais; má alimentação e estresse.

A melhor forma de prevenir a celulite é ter hábitos saudáveis, como uma alimentação rica em proteínas e fibras, ingerir bastante água, não fumar, exercitar-se, manter-se no peso ideal e usar cremes que melhorem a circulação, a drenagem de líquidos e a flacidez.

A boa noticia é que em muitos casos as celulites são reversíveis com a ajuda de tratamentos avançados e profissionais capacitados. A médica dermatologista, Dra. Thaissa Penteado, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), traz os tratamentos mais modernos e cientificamente comprovados para diminuir o incômodo com as celulites:

Exilis Elites

É um aparelho que alcança resultados rápidos e cientificamente comprovados, usando a radiofrequência monopolar focada e profunda, junto com um sistema de resfriamento (Cooling) presente no aparelho, é possível tratar a gordura localizada e a flacidez de forma não invasiva e sem desconforto.

O diferencial do aparelho é que ele tem maior comprimento de onda capaz de atingir camadas mais profundas da pele, possibilitando controlar a profundidade do foco, através de ajustes no resfriamento.

Velashape 2

O Velashape é um tratamento que combate a celulite, flacidez e gordura localizada por meio de 4 tecnologias unidas: Radiofrequência, infravermelho, sucção e pressão mecânica.

O infravermelho e a radiofrequência provocam o aquecimento que aumenta o metabolismo das células gordurosas, diminuindo o tamanho delas. Além disso, estimula a produção de colágeno melhorando a textura da pele, diminuindo o aspecto de casca de laranja. Já́ a sucção e o rolamento mecânico ativam a circulação e ajudam na eliminação de toxinas.

Sculptra

O Sculptra é um procedimento feito com base no Ácido L-Polilático, uma substância absorvida 100% pelo organismo, sendo não somente um preenchedor quando aplicado na pele, mas, também, um bioestimulador.

Após o profissional dermatologista aplicar o Sculptra na camada profunda da derme, ele é processado pelas células do organismo ativando a produção de colágeno. Isso aumenta a espessura da pele e a sua elasticidade, combatendo as células de gorduras que causam a celulites.

X Waves

O X Waves é um moderno aparelho já́ disponível na clinica Thaissa Penteado, que, em contato com a pele, gera ondas de energia. Essas ondas quebram os septos fibrosos das celulites – o famoso aspecto de casca de laranja – ativando o fluxo sanguíneo e a drenagem linfática nas células.

Apesar de serem ondas de choque, este procedimento não causa dores ao paciente, pois os impulsos são de curta duração e feito internamente. Estas ondas de choques possuem efeitos anti-inflamatórios, que estimulam os fatores de crescimento (formação colágena, óssea e de vasos), cicatrização de lesões nos tecidos e melhora considerável da celulite e flacidez.

Drenagem Linfática:

A drenagem pode ser feita manualmente por profissionais especialistas ou com aparelhos inteligentes, que utilizam um sistema de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que melhora a condição das linfas, um liquido transparente ou de coloração clara, que circula lentamente através dos vasos linfáticos.

Todo tratamento deve ser orientado e acompanhado por um médico especialista para uma correta avaliação de cada caso, consulte um dermatologista antes de qualquer procedimento.