Acampamento ensina empreendedorismo e projeto de vida às crianças

Programa de férias IsWe retoma atividades com proposta de desenvolver habilidades de jovens através de jogos de estratégia e diversão


Imagem: divulgação

Depois de dois anos fechado, por conta da pandemia, o acampamento IsWe foi reformulado e retoma as atividades como o primeiro programa de férias voltado a empreendedorismo e projeto de vida, que estimula o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de divertidas brincadeiras. Jogos e programações tradicionais somam a desafios de estratégia que despertam a liderança e a comunicação e ensinam design thinking, marketing, conceitos de startup e outros fundamentos. A próxima temporada será de 15 a 22 de janeiro no sítio em Porto Feliz (SP).

“A ideia é proporcionar uma experiência de vida e ajudar os acampantes para que eles se divirtam e tenham aprendizados que possam ser aplicados à vida, tanto na pessoal quanto na construção da profissional, na escolha na carreira. Contribuímos para que fortaleçam a capacidade de avaliação das possibilidades e gestão das informações para melhores tomadas de decisões e estimulamos a exposição de as ideias, o poder de convencimento, o trabalho em equipe e a criatividade”, enumera Carlos Coelho, que criou o IsWe em 2013. O educador baseou-se em sua experiência como empreendedor e vivência no Vale do Silício para desenvolver a nova programação.


Imagem: divulgação

Dentre as atividades, destacam-se os jogos temáticos focados no empreendedorismo. No Business War, os grupos têm de montar uma empresa, pensar no produto, convencer nas negociações e alavancar o faturamento do negócio. No IsWe City, os jovens precisam identificar problemas de saúde, educação e segurança da cidade e buscar soluções viáveis. Já no IsWe Food a proposta é produzir e montar uma logística de produtos no menor tempo – com entraves para dificultar a entrega. Para complementar, pelas manhãs eles participam do IsWe Talks, rápidas conferências em que são encorajados a refletir sobre os aprendizados dia anterior e aprimoram a comunicação do time. “Mantemos a parte lúdica, como parque aquático, tirolesa, queimada, futebol e festas e adicionamos os desafios de estratégia que incitam o amadurecimento”, conta Coelho, à frente também da consultoria educacional Nova Educa.

Acampamento conecta escolas a BNCC na prática e prepara jovens para o futuro
Liderança, negociação, marketing, tecnologia, e finanças são algumas das competências impulsionadas durante a temporada, e, não por acaso, são alguns dos conceitos determinados recentemente pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como obrigatórios na grade curricular do Ensino Médio. Por isso, o IsWe faz parcerias com escolas, para promover o aprendizado mesmo fora de sala de aula. “A essência dos acampamentos é ajudar no desenvolvimento e independência das crianças, então colocamos em prática a definição de férias com conteúdo — e sem perder a diversão do momento. É um conceito novo aqui no Brasil, mas é super funcional nos Estados Unidos, onde os jovens saem de casa para entrar nas universidades e precisam estar preparados para isso”, diz Coelho.


Imagem: divulgação

A adesão das escolas é gratuita e os alunos ganham 20% de desconto na temporada. Devido à pandemia, protocolos especiais são seguidos, como a exigência de teste PCR 48h antes de entrar no acampamento ou comprovante de vacinação, além de outras medidas que estiverem em vigor no período.

Sobre o Acampamento IsWe
Acampamento de férias para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com foco em Empreendedorismo e Projeto de Vida. Criado em 2013 pelo educador Carlos Coelho, desenvolve habilidades enquanto diverte em atividades esportivas, culturais e lúdicas. O espaço de 150 mil m² em Porto Feliz (SP) conta com estrutura para até 150 pessoas, parLque aquático com quatro toboáguas, tirolesa, ginásio coberto e dois campos de futebol. A próxima temporada será de 15 a 22 de janeiro de 2022.